Barbie na berlinda

Hoje de manhí minha filha me chamou pra brincar de Barbie. Lembrei do texto que li ontem no blog da Flávia sobre essa boneca. O autor é bem radical e diz que a Barbie é uma bruxa que enfeitiça as crianças. Ele tem razão em algumas partes, mas achei um tanto extrema sua colocação.

BarbiesEu também acho que a Barbie representa um ideal de mulher inatingí­vel: linda, magra, rica. Como se isso fosse sinônimo de felicidade. Entendo toda a crí­tica ao consumismo que a Barbie representa, porque as meninas nunca estão satisfeitas e querem sempre mais e mais. Entendo a crí­tica à sociedade fútil que a Barbie representa, afinal as crianças devem aprender valores mais profundos, como o respeito e amor ao próximo.

Mas sabe de uma coisa? Pra minha filha de dois anos, a Barbie é igual ao bebezinho, que é igual ao carrinho, que é igual ao jogo da memória, que é igual à cozinha de plástico. É apenas um brinquedo. Talvez ela ainda seja pequena e não seja influenciada por todas as mensagens subliminares que a boneca passa, talvez ela ainda não esteja “enfeitiçada” pela Barbie porque não tem outras amiguinhas que têm os milhões de acessórios da boneca que ela não tem. Pode ser isso.

não estou fazendo apologia à Barbie. No fundo eu concordo com o Rubem Alves, mas também acho muito simplório colocar a culpa da sociedade que temos hoje naquela boneca de plástico. Educação vem de berço. É em casa que a criança deve aprender a distinguir o certo do errado, a ter limites. E cabe aos pais saber ensinar aos filhos os verdadeiros valores da vida. E não é ter a Barbie ou não que vai fazer a diferença.

Eu fui uma criança da geração da Barbie. Aliás, que boneca velha essa, hein! Eu também choramingava pra minha mãe comprar a Barbie pra mim toda vez que via um anúncio na televisão. Eu também queria a cozinha da Barbie, o carro da Barbie, o salão de beleza, o cavalo, a piscina, o namorado dela. Eu tive tudo isso? não. Eu tive duas Barbies em toda a minha vida, e apenas um dos acessórios, o fogão. A minha irmã tinha a geladeira. Meus pais não cediam aos nossos caprichos. Na época eu ficava chateada, mas hoje? Mal lembro. E não sou traumatizada porque não tive tudo da Barbie quando criança. Tampouco sou consumista, muito pelo contrário, diga-se de passagem.

Eu nunca comprei uma Barbie para a minha filha. Mas ela já ganhou três dessas bonecas. Com menos de três anos, ela já tem mais Barbies do que eu jamais tive. Ela também me pede tudo que vê na televisão. Eu não dou. Ela chora, mas daqui a cinco minutos se distrai com outra coisa e já esqueceu o que queria.

Deixem a pobre da Barbie em paz. Quem faz a Barbie representar tudo que dizem que ela representa somos nós. E cabe a nós ensinar aos nossos filhos, nossas filhas neste caso, que a Barbie é apenas um brinquedo, e não um modelo de vida.

Technorati Tags: , ,

RSS feed | Trackback URI

19 Comentários »

Comment por Angélica
2007-02-07 10:50:20

Nossa Ana, eu acho que é por isso que não consigo deixar de passar aqui um único dia!

As suas palavras são sempre muito sensatas, que texto lindo que voce escreveu! É muito fácil responsabilizar terceiros pelas nossas falhas e erros… e concordo em número, genero e grau em tudo que você escreveu!

Um beijinho para você e para a Laurinha.

Ah venha me visitar tbm, sei que estou desatualizada, mas venha conhecer meu quebra cabeça!

 
Comment por Carlos Henrique Jr
2007-02-07 10:54:02

Ana,

esse texto está excepcional!!! Parabens!!!

Abraços.

 
Comment por Lili Bollero
2007-02-07 13:34:38

Ana Paula, a minha Barbie era poprinha… de tao pobrinha dividia o marido - haha, tinha uma penca de filhos, um até sumiu…
Até que tive bastante acessórios, e achava um saco ter tanto, pq dava mt trabalho arrumar aquilo tudo, era bem melhor sair espalhando pela casa quartos e cozinhas imaginarios… rs
Um bjao!

 
Comment por Elisabete
2007-02-07 14:29:41

Olá! adorei o teu post de hoje, não podia estar mais de acordo contigo!! Bjs Beta

 
Comment por Tricia
2007-02-07 14:46:15

hehehehe, não vou dizer nada porque já tinha escrito sobre isso lá no blog… então, tens meu apoio!
=)

 
Comment por Virginia
2007-02-07 14:49:56

Nossa Ana, disse tudo!
Concordo em gênero e grau com as suas palavras… não é a Barbie a culpada, mas sim os adultos. são os adultos que transformam as crianças em consumistas.
Eu tbem só tive 1 barbie, a ciclista… q aliás me arrependi muito de ter escolhido ela, pq ela não parava em pé… mas enfim, andava de bicicleta.
Tbem quis outras, mas não tive.
Com menos de 4 anos a Nat tbem, já tem mais barbies, mas tbem lida com elas como lida com os outros brinquedos. Aliás trata as boneca carrí­ssimas como se fosse nada… hehehe
Faço coro com vc: Deixem a boneca em paz e arquem com as suas atitudes!
bjos
Vir

 
Comment por Andrea
2007-02-07 18:05:13

Ana ,
Como sempre vc escreve o que a gente pensa… eu não fui da geração da BARBIE , na minha epoca era a Susi de tudo que é jeito , que era o sucesso, qdo ví­ a Barbie eu já meus 15 anos , mas minha irmã caçula era fascinada , queria carro, piscina , miveis tudo da tal Barbie , não vou mentir, alguns itens ela até ganhou , era um no natal , um no aniversario e ia se levando. Mas com minha Giovanna , é incrivel ! tudo que é na cor rosa , simboliza a BARBIE pra ela , e não foi a gente que ensinou , sei lá , mas acho que enfeitiça mesmo! é a mochila da boneca , tb qualquer coisa que ela ganhe na cor rosa ou florido pra ela é da Barbie , e com seus 2 anos e 9 meses ela já tem três bonecas, presentes da familia, mas incentivo a brincar com outros brinquedos tb , mas é engraçado , porque qdo me arrumo para o trabalho , as vezes ela virá e diz : - mamãe ! vc parece a Barbie !
Pra Giovanna acho que a Barbie , simboliza o que vc cita no texto , e não mais um bebezinho, até o pai dela associa com o principe dos filmes da BARBIE.

 
Comment por Yara Tropea
2007-02-07 18:54:21

não poderia concordar mais. E vamos educar nossos filhos e parar de colocar a culpa em outras coisas.

 
Comment por Mariana
2007-02-07 19:02:06

Realmente, maravilhoso o que vc escreveu. Eu nunca tive uma Barbie, e quero dar uma para a Maria Clara quando estiver mais grandinha. Concordo que a indústria de brinquedos exagera, mas vamos ver o outro lado. A Barbie tb representa a mulher moderna, que trabalha, tem amigos, profissão, é mãe…
Tudo nesta vida tem o lado positivo e negativo, cabe a nós como adultos, pais e educadores ensinarmos os valores corretos da vida!!!

 
Comment por denise
2007-02-07 22:59:52

Ana, nunca vi a boneca por este lado , mas como um brinquedo qualquer. Minha filha teve várias Barbies, todas presentes, só comprei uma, e a Princesinha herdou-as e elas vivem misturadas aos outros brinquedos. A propósito, o primeiro brinquedo que comprei pra Princesinha foi uma Barbie, pois a acho linda! A gente é que dá maior ou menor importí¢ncia a um fato fazendo com que ele tenha uma amplitude que não é real.
beijo,menina

 
Comment por Ana
2007-02-08 17:38:53

Concordo em gênero, numero e grau.
A Laura tem varias Barbies e pra ela é umb rinquedo como outro qualquer…..talvez também porque ela não entenda mas como vc disse, cabe a nós colocar limites quando elas querem tudo…..afinal a vida é lotada de limites e isso começa em casa.
Bjos

 
Comment por Lesles
2007-02-08 18:20:31

Ana, na minha infí¢ncia o grande sonho de consumo das garotas era a Suzi (podemos dizer a avó da Barbie de hoje)e eu tive somente uma. Seus acessórios se limitavam a dois pares de sapatos (de plástico, bem feinho) e dois modelinhos de vestido (com cores muito brilhantes). Como você mesma colocou, as meninas logo se enjoavam da Suzi e í­amos para rua brincar de queimada, pega-pega, manda-rua e comer maria mole. Com certeza muitas destas crianças se tornaram mulheres maravilhosas e mães zelosas. Somos aquilo que preservamos em nossa essência e não é uma boneca ou qualquer outro brinquedo que vai determinar o ser humano que seremos, com certeza o amor, o carinho,os valores, a sua experiência e as experiências vividas por ela a levarão por belos caminhos. É isso ai!

 
Comment por Claudia
2007-02-09 10:41:28

Na minha infí¢ncia a moda era a Boneca Suzi. Mas infelizmente eu não tive uma Suzi…Mas confesso que sou fí da Barbie…rs.rs. (mas tb não tenho uma).

 
Comment por karla
2007-02-09 17:49:12

Adorei esse texto. Acredito que para a criança nada mais é do que uma boneca como qualquer outra.Se a criança vai ser ou não consumista isso vai depender dos pais.
Bjim e tenho que dizer q adoro seus posts!!!

 
Comment por Flavia Sereia
2007-02-10 03:52:25

Realmente, quem coloca valores nas crianças somos nós os pais, e não os brinquedos. Os pais que falam tudo isso que falam sobre a barbie e mesmo assim compra TUDO o que os filhos querem, estão ensinando o quê? Justamente o que desaprovam.
A criança precisa aprender desde cedo que não se pode tudo e há limites na vida para muitas coisas, essa é a função dos pais, ensinar os filhos à viver num mundo de adultos.
Eu nunca tive barbie ou suzi, no meu tempo o frison era causado pela feijãozinho hehehehe nunca tive também rsss
Hoje, graças, não sou uma pessoa consumista, penso tanto antes de comprar uma coisa que quero, que muitas vezes até desisto de comprar, caio na real que é algo futil e não compro, rs

bjs

 
Comment por Ciça
2007-02-10 14:55:01

Exatamente minha amiga: não é o objeto/desenho/televisão/dança/roupa e afins que estragará nossos filhos, é o uso ou a importancia que damos aos mesmos. Poribir, esconder ou tentar ignorar, não é solução

 
Comment por Luciene
2007-02-10 21:47:18

Eu sou um pouco ambivalente em relação a isso. Concordo contigo em que o problemático não é o brinquedo, mas a relação construí­da com a criança pelos pais. Entretanto, assim como você, entendo as crí­ticas feitas a esse tipo de brinquedo em particular.

O valor exagerado dado à constituição fí­sica da ‘Barbie’ é partilhado por filhas e mães, em grande parte dos casos. E a profusão de acessórios não tem outro objetivo que não estimular o consumismo das pessoas já desde a infí¢ncia. É possí­vel que pais conscientes barrem esse processo, mas isso não muda o objetivo da coisa: gerar necessidades e angústias consumistas em um pequeno ser que não tem caracterí­sticas psicológicas para se defender sozinho disso. Poucos adultos têm…!

Em tempo: eu tinha uma Suzy, que eu adorava, e que andava de bicicleta movida à pilha.

 
Comment por Marina
2007-02-16 12:59:32

Please, não se vá sem escrever um último post daqui…
Imagino que o coração deva estar a mil por hora!
ahahaha
Beijinhos,
Marina

 
Comment por César Fiuza Subscribed to comments via email
2008-07-30 07:46:25

nossa Ana!

Seu texto e os depoimentos de todos essas pessoas loucas por salvar a bruxinha prova mais uma vez que esta tem muito poder e que Rubem Alves está redondamente correto quando afirma que a bruxa domina totalmente essas pessoas.

veja que os seus comentaristas são todos adultos mas, nao obstante, falam as palavras da bruxinha pensando que sao suas. e voce, oh!, a bruxinha te escolheu para ser uma de suas principais defensoras - parabens!

de fato, essa balela de que os pais educam os filhos só pode ser escrita por alguem que defenda segamente o estado deprimente em que vive a humanidade atual ou, pelo menos, sente-se incapaz de lutar por uma modificação dele… então defende alienadamente idéias incongruentes para convencer a si mesma e aos outros de que está tudo bem. assim avita sentir a dor de saber que seus filhos serão também escravos deste sistema de coisas, sofrerão sem saber porque e viverão a angústia velada, difusa em suas mentes, esgarçado em seus espíritos; a mesma obscura angústia que seus pais vevem.

é evidente que o “..objeto/desenho/televisão/dança/roupa…” são simbolos que formam as idéias das criancas conforme a vontade daqueles que os produzem e comercializam. mais lógico ainda é o fato de que o Autor do texto criticado nao fala da boneca em sim, em foma de plástico, mas da simbologia que ela representa. assim, todas essas pessoas que entendem inofensiva tal bruxinha são parte desse sistema e por isso aceitam seus simbolos… eis a prova da veraciade das afirmacões de Rubem Alves.

 
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório - não é publicado)
URI
Assine os comentários por e-mail
Seu comentário (pequeno | grande)
Você pode usar <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> no seu comentário.

Trackback para esta postagem


Assine o blog


Quer receber por e-mail?

Digite seu e-mail:

por FeedBurner





Hospedagem do blog





As últimas do Scrapblog

Powered by FeedBurner


Add to Technorati Favorites